Consumir carboidrato a noite engorda?

Você é daqueles que evita ao máximo comer carboidratos à noite com medo de engordar? Pode parar de se preocupar...

Não há comprovação científica de que o consumo do nutriente no final do dia está associado a um maior acúmulo de gordura corporal. Além disso, o que gera o ganho de peso, entre outros motivos, é a ingestão exagerada de calorias durante do dia todo, e não apenas em um momento.

Por que comer carboidrato à noite não é ruim?

Grosso modo, o que leva ao aumento de peso é ingerir mais calorias do que seu corpo gasta –aproximadamente, a cada 7.700 calorias que consome além do que queima, você ganha 1 kg de gordura. Então, se comer as porções certas no café da manhã, no almoço e no lanche, os carboidratos no jantar não vão fazer você engordar.

Em um estudo publicado no periódico Obesity, 78 pessoas com obesidade foram divididas em dois grupos: um consumiu 80% dos carboidratos da dieta no período noturno e o outro seguiu um plano de emagrecimento “padrão”, com o nutriente distribuído de maneira equilibrada ao longo do dia.

Após seis meses, os voluntários que comeram a maioria dos carboidratos à noite não só não engordaram como tiveram uma maior perda de peso, redução de gordura corporal e circunferência abdominal. Mas saiba que os dois grupos emagrecerem e você não precisa a partir de agora cortar os carboidratos da manhã e comê-los só à noite, ok?

 

Veja a reportagem completa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *