Hemograma completo

O hemograma é um dos exames mais solicitados na prática médica de todas as especialidades, pois traz informações que, apesar de inespecíficas, são relevantes não só quanto às doenças primárias do sistema hematológico como também – e principalmente – com relação ao auxílio diagnóstico e acompanhamento de qualquer afecção com componente infeccioso e/ou inflamatório. O exame reflete uma fotografia instantânea das células hematopoéticas no compartimento intravascular. Portanto, faz-se fundamental a correlação com a situação clínica no momento da coleta da amostra devido ao dinamismo na diferenciação e mobilização das linhagens celulares.

Nas últimas décadas, houve um grande aperfeiçoamento tecnológico nos contadores hematológicos e no desenvolvimento de novas metodologias. Os processos automatizados substituíram, com largas vantagens, os testes manuais. Atualmente, laboratórios com equipamentos de última geração oferecem significativo aumento na qualidade geral do exame devido à alta reprodutibilidade de resultados e aos baixos coeficientes de variação dos parâmetros analisados, além de possuírem melhor controle de qualidade e padronização de critérios para revisão médica dos resultados.

Contudo, apesar de todo o arsenal tecnológico utilizado para realização do hemograma, os contadores automatizados ainda não são capazes de definir e classificar corretamente algumas populações celulares, particularmente as células imaturas da série leucocitária. A adoção de equipamentos de microscopia com análise digital de imagens, acoplados às linhas de contadores hematólogicos e coradores de lâminas, permitiu um enorme avanço nesse processo no que tange à segurança ao paciente.

A utilização de tais equipamentos representa inúmeras vantagens, como manter a rastreabilidade e segurança das amostras pelo uso do sistema de códigos de barras, auxiliar na padronização da avaliação morfológica entre hematologistas, diminuindo a subjetividade na análise, diminuir o tempo para liberação de resultados, mesmo em casos complexos, e possibilitar o acesso remoto do hematologista às imagens, permitindo com dinamismo a opinião de um segundo especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *