Outubro Rosa – Faça o Auto Exame

A coragem faz parte da vida de toda mulher.

Faça o autoexame.

Outubro é o mês internacional da prevenção do câncer de mama. Sua  popularidade, desde 1990,  alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.

Fazendo o autoexame, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

 

Lembre-se de que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer.

O autoexame é importante para a sua própria tranquilidade e para garantir que, quando precisar, você terá um tratamento eficaz.

Quando começar?

Todas as mulheres acima de 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem casos de câncer na família, devem realizar o autoexame regularmente.

 

Quando fazer?

Você pode fazer a observação e a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano).

Faça o teste na Frente do Espelho

Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo.

Levante os braços, coloque as mãos na cabeça e observe se existe mudança no contorno das mamas ou no bico durante o movimento.

Coloque as mãos na cintura, projete levemente os ombros para frente e observe qualquer alteração no contorno ou na superfície das mamas.

Faça o teste na Frente do Espelho

Coloque a mão direita na nuca e, com a mão esquerda, faça movimentos circulares com as pontas dos dedos, apalpando a mama.

Repita o movimento no seio esquerdo.

Antes de seguir com os próximos toques você pode aplicar um creme ou óleo para facilitar o deslizamento

Aperte o seio esquerdo em movimentos circulares

Agora, faça movimentos sobre o seio fazendo linhas em direção ao bico: retas, de cima para baixo e de baixo para cima.

Em seguida, deslize os dedos.

Por último, projete o ombro direito levemente para a frente e deslize os dedos do seio até a axila, sempre de forma suave.

Repita todos os passos no seio direito.

Nódulos nos seios ou nas axilas (gânglios). Áreas endurecidas. Vermelhidão, ondulações, descamação ou enrugamento da pele são alterações que devem ser relatada a um mastologista.

O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *